Avançar para o conteúdo
Início » Rali de Santo Tirso de regresso ao formato original

Rali de Santo Tirso de regresso ao formato original

A edição de 2023 do Rali de Santo Tirso marca o regresso da prova ao seu formato original, mas mantendo a expetativa de que a terra dos jesuítas tenha a 5 e 6 de maio um fim de semana de grande animação. 

A prova organizada pelo CAST – Clube Automóvel de Santo Tirso volta a ter Armindo Araújo como padrinho do evento, e continua a forte ligação com a Câmara Municipal de Santo Tirso que assegura o apoio institucional. 

O Rali de Santo Tirso tem a chancela da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), recebe pela primeira vez o selo de sustentabilidade do órgão federativo, e este ano pontua para dois campeonatos: Campeonatos Promo Norte de Ralis e Campeonato Start Norte de ralis. 

Em 2021 foi a pandemia que impediu a realização da sempre muito aguardada Super-Especial, em 2022 a regulamentação obrigou a realizar essa prova espetáculo no final do rali. Este ano a prova espetáculo com 2,1km de extensão regressa ao posicionamento de 6ª feira à noite, contribuindo para que o arranque do rali seja uma grande festa na cidade com milhares de pessoas a deslocar-se à bancada natural que são os jardins do Parque D. Maria II.

No dia de Sábado a competição desloca-se para norte da cidade e para os percursos de estrada, com a tripla passagem pelos 7,9km da classificativa Mourinha / Hortal e pelos 9,1km de Refojos / Assunção, dois troços bem conhecidos mas que ano após ano continuam a cativar uma imensidão de equipas que marcam presença na prova tirsense.

As inscrições estão abertas com um limite máximo de 80 equipas inscritas. Até 15 de Abril o custo da inscrição é de 343,51Eur e a partir dessa data passará para 380,50Eur. O regulamento da prova encontra-se em aprovação na FPAK, e todos os dados revelados estão sujeitos a esta aprovação.