Avançar para o conteúdo
Início » Rali de Santo Tirso arranca hoje

Rali de Santo Tirso arranca hoje

A edição 2023 do Rali de Santo Tirso começa hoje com a tradicional super-especial disputada na avenida entre o Parque D. Maria II e a Igreja Matriz da cidade.

O elevado número de inscritos levou o Clube Automóvel de Santo Tirso (CAST) a efetuar alguns ajustes nesta especial. Assim o arranque da prova frente à Câmara Municipal de Santo Tirso foi antecipado em meia hora, estando a partida marcada para as 20 horas. Depois da passagem pelo parque de assistência instalado no recinto da Feira Municipal, o primeiro concorrente irá iniciar a Super-Especial às 20.35h. A partida será dada por ordem decrescente de números, estando os concorrentes mais rápidos escalonados para serem os últimos a partir.

O traçado da Super-Especial sofreu também alterações para a tornar mais curta e evitar o prolongamento da mesma para além da meia noite. O percurso que atravessava a ponte do Rio Ave foi eliminado, passando os concorrentes a efetuar duas voltas na rotunda central e também duas passagens no estacionamento frente à Igreja Matriz. Esta Super-especial terá transmissão em streaming na página de Facebook da Câmara Municipal de Santo Tirso e também na página do Clube Automóvel de Santo Tirso.

Esta especial de abertura da prova terá Armindo Araújo com o Skoda Fabia Rally2 Evo a abrir, com funções de carro 0. Será uma oportunidade de ver o campeão nacional em ação com o carro com que disputou há uma semana o Rali Terras D’Aboboreira e que marcou o seu regresso aos ralis depois do período de recuperação que teve de atravessar.

O horário de Sábado sofre um pequeno ajuste com o encurtamento em 20 minutos do reagrupamento à hora de almoço, para permitir mais tempo entre as duas rondas pelos troços de “Mourinha / Hortal” e “Refojos / Assunção”, tendo este ajuste tido apenas efeito na segunda passagem pelos troços.

A edição 2023 da prova patrocinada pela Câmara Municipal de Santo Tirso tem o selo de sustentabilidade da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. Com isso o CAST assume a preocupação ambiental do evento. Zonas para lixo diferenciado nas zonas espetáculo do público, utilização de mantas no solo impermeáveis nos reabastecimentos e zonas de assistência, são alguns dos exemplos do esforço que a agremiação tirsense desenvolveu para a prova.

Estarão em funcionamento na 6ª feira duas “fun zone” para os mais novos se divertirem. Uma estará no Parque D. Maria II e outra na Praça do Município junto ao Parque Fechado da prova. Uma vez mais o Rali de Santo Tirso associa-se à “Operação Nariz Vermelho – Associação de Apoio à Criança”, a qual tem um dos seus embaixadores – Filipe Madureira – a participar na prova.